De gravadora nova, a CBS, os Kings lançam simplesmente GIPSY KINGS com a canção que viria a identificá-los por onde passassem: BAMBOLEO os tornou mundialmente famosos fazendo com que ficassem por 20 semanas na lista da Revista Billboard entre as mais tocadas nas rádios.
Este álbum merece vários destaques:
- atingiu o nº 57 da Billboard 200, o nº 2 da Latin Pop, o nº 4 do Top Contemporary Jazz Albums, o nº 6 do Top World Music Albums e o nº 3 do Top Latin Albums.
- BAMBOLEO fica semanas nas rádios além de atingiru o nº 6 do Hot Latin Tracks;
- DJOBI DJOBA que, com nova versão, vira clássica;
- A MI MANERA, versão em espanhol de MY WAY, imortalizada por Elvis Presley, que já era regração de COMME D´HABITUDE, um clássico da música francesa;
- BEM, BEM, MARIA vira coqueluche nas rádios inglesas e faz com que o grupo triunfasse com sua tournée de divulgação do álbum pelas terras da Rainha.
O track list:
BAMBOLEO
TU QUIERES VOLVER
MOOREA
BEM, BEM, MARIA
UN AMOR
INSPIRATION
A MI MANERA
DJOBI, DJOBA
FAENA
QUIERO SABER
AMOR, AMOR
DUENDE
O enorme sucesso faz lançar o álbum no Japão no mesmo ano.
Aqui, o primeiro vídeo oficial do Gipsy Kings, com BAMBOLEO:
Devido ao suceso de BAMBOLEO e BEM, BEM, MARIA nas rádios inglesas, um produtor americano os convida a lançar o álbum nos Estados Unidos. Curiosamente lá é lançado pela ELEKTRA/WARNER com esta capa:
O sucesso é enorme na comunidade latina residente no país; tanto que la eleição presidencial seguinte, George "Pai" Bush, então candidato a presidente do país, contrato o show dos Kings para seu comício.
Nos Estados Unidos, eles gravam um videoclip oficial para DJOBI, DJOBA:
Outra canção que fez enorme sucesso de costa a costa foi A MI MANERA que, apesar de sua composição original ser COMME D'HABITUDE, francesa, os americanos tem forte identificação pela regravação feita por Elvis Presley, MY WAY.
Esta apresentação é de 1990, no Greek Theatre de Los Angeles, durante tournée estadunidense:
Abaixo, algumas peças de do álbum em meu acervo:
FRANÇA, 1987
JAPÃO, 1988
BRASIL, 1988
BRASIL, relançado em 1992
Com a repercussão tão grande, eles voltam aos estúdios em Paris para a gravação de um novo álbum, assunto do próximo post.
Obrigado pela visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário