quinta-feira, 29 de março de 2012

Gipsy Kings estremece São Paulo

Na noite desta quarta-feira (28 de março) – data que trouxe uma interrupção na longa série de dias quentes em São Paulo, com temperatura chegando aos 10° - o público paulistano foi brindado com um show dançante do Gipsy Kings, no Credicard Hall.

Minutos antes dos músicos ciganos subirem ao palco, um anúncio de surpresa trouxe a informação de que Nicolas Reys, dono da principal voz do grupo, estava sofrendo com uma laringite que o impediria de cantar.

Os momentos de tensão e dúvida que sucederam a primeira canção da noite foram quebrados com performances vocais surpreendentes dos demais integrantes da banda. Organizando um verdadeiro revezamento de idas aos microfones, mas sem deixar de lado os respectivos violões, os músicos fizeram o público se movimentar nas cadeiras até mesmo durante as faixas instrumentais.

Ao passo que os ciganos iam fazendo suas tradicionais trocas de instrumentos e saídas de cena – tudo sem a menor cerimônia ou ensaio -, os fãs iam deixando de lado a timidez e passavam a abandonar as poltronas para dançar sua famosa rumba flamenca.

O ponto alto da noite, como já era esperado e desejado por todos que lotavam a casa, chegou com os clássicos “Baila Me”, “Volare” e “Bamboleo”. A interpretação destas canções mudou a atmosfera e revelou figurinos curiosos em meio as mulheres presentes. Saias longas e coloridas, lenços e rosas vermelhas nos cabelos, além de brincos, colares e acessórios saltaram aos olhos de todos que testemunharam a apresentação.

O show chegou ao fim com uma chuva de aplausos, que traduziu perfeitamente a satisfação do público. Ao final, o que se viu no palco foi um espetáculo que passa bem distante das superproduções de hoje em dia, mas que, ao mesmo tempo, oferece bons momentos aos fãs da boa música, com ótima execução e repertório muito bem escolhido.

quarta-feira, 28 de março de 2012

GIPSY KINGS faz vibrar platéia no RJ


Nessa terça-feira, 27 de março, a alegria cigana tomou conta do Citibank Hall, no Rio de Janeiro, quando milhares de fãs encheram a casa de show para assistir aos Gipsy Kings.

Cadeiras foram colocadas na platéia do Citibank Hall, para comportar confortavelmente o público mas o entusiasmo de alguns era tanto que, assim que banda entrou no palco, cinco minutos depois das 21h30, muitos já estavam na frente, bem próximos dos músicos, dançando e cantando acompanhando a banda. Mesmo aqueles que permaneceram em seus lugares, logo levantaram, contagiados pelo ritmo das "guitarras fantásticas".

Nicolas Reyes, Canut Reyes, Andre Reyes, Paco Baliardo e Tonino Baliardo abrilhantaram a noite em um show sem grandes produções de imagem mas com qualidade excepcional de som.

Em um show que durou um pouco mais de 1 hora e meia, eles apresentaram grandes sucessos como "DJobi Djoba", "Baila Me", "Mi Corazon", "Pena Penita", "Volare" e "Bamboleo". Banda principal e de apoio mostraram sua força. Infelizmente Nicolas precisou poupar sua voz, que explicou no fim estar ruim por conta de um resfriado que havia pegado de manhã. Apesar disso, nada ofuscaria o brilho da banda que conta com mais de 30 anos de estrada, que apresentou um show alegre, misturando ritmos latinos e deixando muito orgulhosa sua comunidade que compareceu em peso para prestigiá-los.

SET LIST:
Rumba Tech** / Djobi Djoba / La Negra** / Avanssa** / Cuba** / Caramelo** / Fairies** / Un Amor / A Tu Vera / La Dona / Baila Me / Tampa / Sol y Luna** / Mi Corazón / Samba Samba** / Pena Penita / Sabroso** / Volare

Bis:
Para Para** / Bamboleo (**inéditas em álbuns de carreira)

Nicolas

Paco e Canut

Tonino

André



Aqui, um vídeo de UN AMOR, gravado no show:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ESTRELLAS - 1995

ESTRELLAS é o 8º álbum de carreira dos Gipsy Kings e foi lançado em 1995 pela Sony Music; já é o segundo, em sequência, gravado na Inglaterra.

--> -->

O track list (todas compostas pelo GK):
1. LA RUMBA DE NICOLAS
2. A TI A TI
3. SIEMPRE ACABA TU VIDA
4. FOREVER (instrumental)
5. MUJER
6. CAMPESINO
7. CATALUNA (instrumental)
8. IGUAL SE ENTONCES
9. PAJARITO
10. TIERRA GITANA (instrumental)
11. A TU VERA
12. MI CORAZÓN
13. ESTRELLAS (instrumental)


Nos Estados Unidos, ele é lançado pela Nonesuch/Warner somente em 1996 sob o título TIERRA GITANA.

luva promocional /capa do álbum
-->

Track List:
1. A Ti A Ti
2. Siempre acaba tu vida
3. Estrellas
4. Mi Corazón
5. Mujer
6. Mi Corazón
7. Pajarito
8. Los peces en el rio
9. Igual se entonces
10. Cataluña
11. A tu vera
12. Campesino
13. La rumba de Nicolas


Curiosidades:
* No TIERRA GITANA é apresentada a canção LOS PECES EM EL RIO, não lançada oficialmente mundo afora;
* neste mesmo álbum, FOREVER (instrumental), belíssima canção, fica de fora;

-->
Junto com a versão americana do álbum, lança-se o documentário produzido na França de mesmo nome. Nele, é apresentada a história do grupo desde a dupla José Reyes e Manitas de Plata, o encontro dos primos Reyes e Baliardo, a migração da Espanha até o sul da França e a trajetória do grupo até então.
Já ouviu um cigano reclamar por ter que viajar? Pois é... aqui tem revelações e depoimentos emocionantes. (atentar post ref. ano de 2005)


S

GREATEST HITS - 1994 (The Best Of - 1995)

O álbum GREATEST HITS foi lançado em 1994 pela Sony Music em todos os países onde já lançara Gipsy Kings. Ele ganhou Disco de Platina em vários países na Europa, como França,
Espanha, Itália e Inglaterra; no Brasil, o álbum alcançou grandes vendagens sendo relançado a cada campanha de marketing envolvendo títulos de acervo da Sony.





Track list do álbum:
1. Djobi Djoba
2. Baila Me
3. Bamboleo
4. Pida Me La
5. Bem, Bem, Maria
6. Volare
7. Moorea
8. A Mi Manera
9. Un Amor
10. Galaxia
11. Escucha Me
12. Tu Quieres Volver
13. Soy
14. La Quiero
15. Allegria
16. Vamos a Bailar
17. La Dona
18. Medley: Bamboleo / Djobi, Djoba / Volare / Pida Me La / Baila Me

Notas:
* VAMOS A BAILAR foi incluída aqui em sua versão estendida inédita. Versão curta havia sido lançada, no Japão, no álbum GIPSY KINGS de 1987;
* ALLEGRIA, GALAXIA e LA DONA foram remasterizadas e lançadas como versão ´´estúdio´´, isto é, são as versões do álbum LIVE!, de 1992, mas sem a participação do público;
* PIDA ME LA, até então inédita em álbuns mas que já fazia muito sucesso nas rádios européias, participou da festa de comemoração ao primeiro aniversário da então EuroDisney, hoje Disneyland Paris, em 1993;
* ESTE MUNDO, do álbum de mesmo nome de 1991, foi incluída na versão japonesa do GH, como faixa 17.

Aqui, o vídeo oficial de PIDA ME LA:



Com o sucesso do álbum da Sony Music, a Elektra/Warney lançou em 1995 nos EUA com o selo NONESUCH, o THE BEST OF GIPSY KINGS, com capa e track list diferente do Greatest Hits europeu.


 

 
Track List:
1. Djobi Djoba
2. Viento Del Arena
3. Baila Me
4. Un Amor
5. Moorea
6. Volare
7. Quiero Saber
8. Escucha Me
9. La Dona
10. Montana
11. Bem, Bem, Maria
12. Trista Pena
13. Bamboleo
14. Galaxia
15. Vamos A Bailar
16. Love & Liberté
17. A Tu Vera
18. Medley: Bamboleo, Volare, Djobi Djoba, Pida Me La, Baila Me
Notas:* ESCUCHA ME foi incluída em versão remix, diferente do álbum de 1993/1994, LOVE & LIBERTÉ;
* A TU VERA foi incluída como bônus pois somente seria lançada oficialmente nos álbuns ESTRELLAS (1995 - francês) / TIERRA GITANA (1996 – norte-americano); ainda assim, teve nova versão lançada nestes álbuns.

Love & Liberté - 1993

Este é o sexto álbum de estúdio da banda. Foi gravado entre janeiro e junho de 1993 e produzido por Gérard Prévost.

O disco atingiu o nº 1 do Latin Pop, o nº 2 do Top Latin Albums e o nº 1 do Top World Music Albums. Foi indicado ao prêmio Grammy na categoria World Music como Melhor álbum.

Todas as composições são de Tonino Baliardo e Nicolas Reyes (exceto No Viviré e La Quiero).

Este, como todos os anteriores (exceto ESTE MUNDO e LIVE) tiveram capas e track list diferentes entre França e Estados Unidos. Os lançamentos no Japão e Brasil seguiram o francês.

A capa do ´´franco-nipo-brasileiro´´ se deu assim e com esse track list, lançado em 1993:


1. Pedir a tu Conrazón
2. Escucha Me
3. Ritmo de la Noche
4. Montaña
5. Navidad
6. Queda te Aquí
7. Michael
8. Madre Mia
9. No viviré (Baliardo, Reyes, Tinc)
10. Guitarra Negra
11. Campaña
12. Love & Liberté
13. La Quiero (Georges “Baules” Reyes)

Com magnífica fotografia, o vídeo oficial de ESCUCHA ME foi lançado pela Sony Music em seguida do álbum:






O álbum saiu nos Estados Unidos um ano depois, em 1994, com alterações na capa:



1. No Viviré (Baliardo, Reyes, Tinc)
2. Campaña
3. Escucha Me
4. Ritmo de la Noche
5. Madre Mia
6. Pedir a tu Corazón
7. Michael
8. Queda Te Aquí
9. Guitarra Negra
10. Navidad
11. Montaña
12. Love & Liberté
Curiosamente, assim como em Mosaïque/1989, uma canção sofreu remixagem e foi lançada diferente da versão européia; neste caso, foi ESCUCHA ME que apresentou uma batida mais eletrônica (sim, acredite!).

Antes do lançamento do álbum, o Gipsy Kings esteve em março no Brasil, novamente, e fez shows em São Paulo, Campinas, Brasília e Rio de Janeiro. Mais uma vez, os ginásios ficaram lotados e as platéias aplaudiram de pé.

Neste ano, a banda que lançou o álbum era formada por:
Diego Baliardo - Guitarra
Paco Baliardo - Guitarra
Tonino Baliardo - Guitarra Solo
Francois Canut Reyes - Vocal
Nicolás Reyes - Vocal
Patchai Reyes - Guitarra, vocal
Paul Reyes - Guitarra, vocal

Bernard Balstier - Trompete
Charles Benarroch - Percussão
Dominique Droin - Teclados
Gerard Prevost – Baixo
Alfredo Rodriguez - Piano
Negrito Trasante-Crocco - Bateria

Em fins de 1992, André Reyes saiu da banda; seguiu carreira solo.
Em contra-partida Patchaï e Paul Reyes retornaram à depois de 10 e 6 anos afastados, respectivamente.